google.com, pub-0297250231247828, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Cabelo cacheado: Tudo que você precisa saber sobre transição capilar! | Depois que você se foi

Cabelo cacheado: Tudo que você precisa saber sobre transição capilar!

15/11/2015

image
Meu cabelo é quase uma novela Mexicana, é muito drama envolvido sabe?! Eu não dou muita folga pra ele, vivo cortando, pintando, descolorindo e estragando o coitado. Depois de ter pintado ele de loiro no inicio desse ano, eu consegui a proeza de “emborrachar” o pobrezinho, e tentando resolver o problema, fiz um processo químico super forte, além de ter pintando de preto, depois de vermelho e novamente de castanho, que é minha cor natural.

Pelo paragrafo acima vocês devem ter percebido que eu tenho é sorte por não estar careca né! Depois de ver meu lindo cabelo virar um coisa dura e esticada, sem vida e sem movimento, eu resolvi que queria ter meu cabelo natural de volta!! Com todos os cachos e com todos os tons de castanho que ele naturalmente tem, e foi assim que eu descobri o projeto voltando aos cachos!

Esse ano tem sido o anos projetos pra mim, tem projeto de roupa, de sapato e agora de cabelo! E foi por isso que resolvi fazer esse post, para mostrar pra vocês tudo o que já consegui reunir sobre transição capilar, para pessoas que, assim como eu, desejam se libertar das químicas, dos alisamentos, dos cabelos falsos e voltar a ser quem somos de verdade: CACHEADAS!

1. Como começar a transição?

Bom, o primeiro passo é decidir!! Tome essa decisão, você realmente quer passar por esse processo? Você realmente quer voltar a ter o cabelo cacheado, volumoso e rebelde? Se sua resposta para essas perguntas forem SIM, você esta pronta para transição!
E para começar esse processo basta parar com toda e qualquer química, alisamento, chapinha e secador, que você é acostumada a usar no seu cabelo. A intenção é ficar totalmente ao natural, mesmo que isso signifique ficar com duas texturas no mesmo fio, o seu cabelo natural e o alisado, conforme ele for crescendo!

2. O que é Big Chop e quando fazê-lo?

O Big Chop, ou BC, é um momento bem delicado da transição, talvez o mais difícil! É quando realizamos um grande corte no comprimento do cabelo, para que boa parte ou todas as partes, da química saia do seu cabelo. Tem meninas que raspam a cabeça, outras vão cortando aos pouco, ou fazem como eu fiz:

[foto do meu primeiro big chop]

Fiquei três meses em transição para fazer o meu primeiro BC, tenho apenas 3 cm de cabelo natural, então se fosse pra tirar toda a química eu teria que raspar a cabeça, por isso pesquisei um corte que fosse bonito, atual e ao mesmo tempo bem curtinho, e foi com esse corte que consegui deixar meu cabelo bem curto atrás e bem “descolado” na frente, facilitando a volta dos meus cachos e tirando boa parte da química!

Não tem um momento certo para o BC, depende muito de você, tem pessoas que nunca teriam coragem de cortar o cabelo nesse comprimento que eu cortei, então preferem ficar com duas texturas por mais tempo até que o cabelo natural atinja um tamanho médio para que possam cortar as partes com química. Então pense no seu gosto, no seu estilo e na sua coragem, se você se sentir bem corte, se não espere o tempo que for necessário para você!

3. Como cuidar de um cabelo em transição?

O primeiro passo para quem deseja ter o cabelo natural novamente é entender que de agora em diante terá que cuidar muito bem do seu cabelo, muito bem mesmo. Tem que hidratar, umectar, reconstruir e vitaminar os fios periodicamente! Sou super desleixada com cabelos, mas já estou mudando meus hábitos, pois sei que um cabelo cacheado sem o devido cuidado fica horrível!
Para nos ajudar existem milhares de receitas caseiras na internet de como hidratar e umectar o cabelo, tenho feito algumas e os resultados são ótimos! Também investi em um creme mais caro (e melhor), só o Seda do supermercado não é suficiente, é bom ter uma boa máscara de hidratação!

4. Quanto tempo demora para voltar aos cachos?

Anos! Anos e anos minha amiga, se prepare para uma jornada longa e cheia de desafios e provações! E isso ainda vai depender muito de como seu cabelo cresce, o meu cresce super rápido, então acho que em um ano ou menos já vou estar com meus cabelos livres de química, mas tem meninas que ficam 2 anos ou mais em transição!
É desmotivador falar em tempo, então não se apega a esse detalhe, se você esta decidida, vai fundo! Se for muito difícil demais pra você, sempre terá a opção de ir no salão e alisar novamente, então sem grilos com o tempo ok!

5. Qual a pior parte da transição?

Eu estou no comecinho da minha transição, mas posso falar com total propriedade que a pior parte são os comentários sem noção das pessoas sem noção! Depois que cortei meu cabelo, muita gente vira pra mim e fala “nossa você acabou com seu cabelo” ou “meu Deus porque você fez isso no seu cabelo?”. E por causa das duas texturas (raiz cacheada e pontas lisas), falam “como seu cabelo esta esquisito atrás, o que você fez com ele?”.
Esses comentários deixa a gente super pra baixo, dá vontade de mandar todo mundo ir se fud*, mas eu respiro fundo e explico que estou tirando a química do cabelo e que vou voltar a ter o cabelo natural, geralmente quando explico as pessoas ficam até interessadas, mas de verdade, o estrago na minha auto estima já foi feito.
Então a pior parte é se sentir mal pelos comentários maldosos de outras pessoas, que não entendem o processo ou que são apenas sem noção mesmo!

6. Qual a melhor parte da transição?

Ainda estou na pior parte da transição e confesso que ainda não vi qual a melhor parte disso, fico só imaginando e lendo os depoimentos de meninas que já estão com todos os seus cachinhos de volta. Todas falam da liberdade que sentem ao não serem mais escravas de alisamentos, e de como se sentem mais bonitas sendo quem elas realmente são!
Quero tanto sentir essa liberdade que isso me ajuda a não desistir, nunca mais eu quero ver as pontas de meu cabelo esticadas e duras, sem vida e sem movimento, nunca mais mesmo!!

7. Inspirações!

Sigo algumas meninas que estão passando pela transição e umas que já passaram, isso me inspira muito, desde penteados para cabelo curto até força de vontade para continuar sem química. Por isso vou deixar aqui os perfis que mais me inspiram nessa jornada:
Foi através de um vídeo antigo da Ana Lídia que eu decidi entrar em transição, então devo toda a minha motivação a ela, que hoje não esta mais em transição e é uma cacheada bem crespa e bem linda, a Joyce Lima tem os cachos muito parecidos com os meus, quando eu voltar a ter cachos quero ficar linda igual ela ♥, o cabelão comprido da Flávia Cabral me faz querer ter um igualzinho, inspiradora demais. A Jéssica Dantas tem os cachos com luzes, e isso me lembra que não preciso alisar pra poder pintar o 7 no cabelo, vou continuar fazendo minhas loucurinhas mesmo com os cachos, e por fim o site Cacheia que tem infinitas dicas para cacheadas, as dicas de hidratação de lá são indispensáveis!
image

Então fiquem ligadas por aqui e me acompanhem nessa jornada, prometo estar sempre atualizando com fotos para vocês verem o crescimento do meu cabelo, prometo me esforçar ao máximo para não desistir desse processo, e conto com a opinião e o apoio de vocês! Bora cachear?

2 comentários

  1. eu adorei sua decisão, mas eu teria cortado mais da frente, tipo uma franja de lado meio jennifer lawrence. digita o nome dela e cabelo curto no google para vc ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamos iguais Nati, eu tb queria uma franja mais curta, mas na hora fiquei com medo de ficar "joãozinho" demais, então deixei mais comprida, mas a intenção é ir cortando mais e mais a cada dia.
      Bjim

      Excluir