16/05/2016

Armário Cápsula: no guarda-roupas das crianças

image

Dois filhos tem me gerado um gasto enorme com roupas e calçados, algo que eu não havia previsto quando decidi ter outro herdeiro. Eu sabia que iria gastar mais, só não sabia que era tanto assim. Ainda mais que os dois estão no período de crescimento, então tudo se perde muito rápido. Outro dia resolvi experimentar as técnicas do Armário Cápsula no guarda-roupas da Duda e para meu total espanto deu muito certo.

Mas calma que vou explicar como eu fiz, pois como as crianças estão em constante crescimento, com elas não rola guardar nada pra usar na próxima estação, o que eu fiz foi um pouco diferente, peguei algumas partes das "regras" do AC e adaptei para a realidade infantil.

Antes de começar eu defini minhas regras e as quantidades, separei as roupas dela, as que servia e não serviam, as novas (de passear) e as velhas de brincar, depois que contei quantas tinha em cada categoria, planejei o que eu precisaria comprar para alcançar minha meta, então fui pra internet e comprei apenas o que havia planejado, sem desviar do foco.

REGRAS:

  • Só pode fazer compras de roupas e sapatos a cada seis meses (duas vezes no ano).
  • Separar as peças por categorias: uniformes, passeios, festa e roupa de brincar e ficar em casa.
  • Não são contabilizados calcinhas, cuecas, meia calça e roupas de banho.
  • São contabilizados os pijamas.
  • Não pode ir pra escola com as roupas de passear (exceto quando não lavo as roupas, ou quando não secam a tempo).
  • Depois de 06 meses é avaliado o que ainda serve e o que ainda dá pra usar, roupas de passeio com manchas vão para as roupas de brincar, roupas que não servem são doadas, roupas estragadas são reformadas e só depois realiza-se uma nova compra para os próximos seis meses.
  • Sapatos que não servem são doados imediatamente e não são substituídos antes dos seis meses.
  • Sapatos estragados não são substituídos (exceto o tênis que é usado para educação física, se for o caso).

QUANTIDADES:

  • 06 pares de calçados: 01 bota, 01 sapatilha, 01 sandália, 01 tênis e 02 sandálias plásticas (Zaxy, Melissa ou Crogs, são ótimas para ir pra escola ou passeios no parque/clube, e também são substitutas das chinelas havaianas que estragam mais rápido e tem quase o mesmo preço).
  • 03 ou 05 conjuntos de uniforme escolar (não lavo roupa todo dia, por isso comprei cinco. É importante ter a parte de baixo também, mesmo que a escola não tenha uniforme completo, no caso da Duda mandei fazer cinco bermudas pretas, iguais e de um tecido que dá pra pintar quando desbotar, uniformes economizam em mais de 50% no gasto com roupas.)
  • 04 calças jeans/sarja: duas no tamanho real da criança e duas em uma numeração maior (Duda usa tamanho 08, então são duas 08 e duas 10.)
  • 04 bermudas jeans/sarja: mesmo esquema das calças, numerações diferentes pra acompanhar o crescimento da criança, mas cuidado, experimente a roupa de numeração maior antes, pra que não fique muito larga.
  • 10 Blusas de passeio e festa: essas blusas são mais arrumadinhas, mais chiques, devem ser usadas apenas em ocasiões especiais para evitar manchas e rasgos, também variei nos tamanhos.
  • 05 vestidos de passeio e festa: mesmas regras das blusas, usamos vestidos todos os domingos e segundas para ir na igreja.
  • 10 Blusas de brincar ou ficar em casa: essa categoria foi preenchida com roupas que eram usadas pra sair, mas que forma manchadas ou rasgadas/furadas, são roupas que podem ir na terra, no barro e sofrer bastante com as brincadeiras.
  • 05 bermudas de brincar. ▲
  • 05 vestidos pijamas: Duda adora pijamas em forma de vestido, as vezes ela dorme com eles e depois passa o dia todo com eles também, alguns são pijamas mesmo, outros são vestidos de passeio (os que são de malha) que mancharam, os que são confortáveis uso todos pra ela ficar em casa ou dormir.
  • 05 roupas de frio: aqui faz muito calor, então Duda tem 02 cardigãs, 01 moletom, 01 fato treino e 01 blazer.
  • Duda não gosta de usar saias, por isso não entrou nas contas! Ela não tem nenhuma.

Total: 55 peças.

image

Comecei o Projeto Armário Cápsula Kids (rsrsrs), em janeiro desse ano, não falei nada aqui no blog, pois queria avaliar se ia dar certo ou não. Nesse mês já separei as roupas da Duda e observei o que serve e não serve, também já comprei mais coisas para o próximo semestre, comprei tudo pela internet e a previsão de entrega é para o final do mês, então vai dar certo a contagem do tempo.

Depois de seis meses, Duda acabou com quase todos os sapatos, única coisa que ainda serve é a sapatilha, a bota e uma das sandálias plástica, a outra delas arrebentou, o tênis não serve mais e está novinho, a sandália também não serve mais. Nas roupas houve pouca perda por causa de tamanho, só duas calças que ficaram curtas, mas eu às cortei e já fiz bermudas.

Houve bastante roupa estragada com manchas, principalmente manchas de terra e de mofo, vou tentar tirar o mofo, mas a terra tá bem difícil de sair, mas essas roupas não serão doadas, serão usadas para brincar ou como pijamas.

Houve uma grande economia de dinheiro nessa brincadeira, principalmente com sapatos, antes eu comprava cinco sapatilhas de uma vez pra ela, quando ficavam pequenas perdiam as cinco de uma vez, algumas novinhas. Dessa vez a Duda usou tudo até acabar, só o tênis que ela não gosta de usar e nem sei se vou comprar outro pra repor esse que está apertado.

No decorrer do projeto nunca fiquei sem opção de roupa pra Duda sair ou passear, investi em vestidos de qualidade, pois usamos muito pra sair em festas ou churrascos, além de ir com eles na igreja, foram peças chave nesse AC, as calças eram usadas como uniforme quando estava frio ou quando ela queria variar. A bota foi usada apenas duas vezes nesses seis meses, por sorte comprei ela dois tamanhos maior e ainda vai servir por um tempo.

De um modo geral, olhando profundamente pro projeto, eu SUPER RECOMENDO esse AC, para todas as mães que querem evitar gastos desnecessários com roupas e sapatos, e gerenciar melhor o guarda-roupas dos filhos. Houve momentos em que pensei que estava sendo radical demais e fiquei com dó da Duda, mas olha é um mal hábito que temos de pensar que pra ser uma boa mãe tem que encher a criança de roupas e brinquedos. Só que eles não precisam disso, eles precisam da nossa companhia, do carinho de mãe, do nosso tempo.

Passei quatros meses pagando uma Play Station pra Duda e ela não usou nem um mês, se tivesse usado essa grana pra fazer um passeio juntas ela tinha gostado mais, teria uma lembrança mais feliz de nós juntas. Estamos priorizando as coisas erradas, roupas, calçados e brinquedos não são importantes para as crianças, elas querem amor e atenção.

Por enquanto só amor por aqui, e aí?image

7 comentários so far

  1. Faz tempo que não comento aqui! rs
    Meu filho jaja completa 13 anos, em um ano cresceu 10 cm e engordou 10 kg!
    No fim do ano passado fiz limpa de sapatos e chuteiras que deu uma sacolona cheia, com alguns que ele mal usou! E outra sacolona de roupas.
    Ele sempre quis escolher o que usar, e se ele não gosta não usa mesmo!!! Fica tudo parado no armário.
    Ele começou a reclamar que não tinha roupa que servisse, mas o armário estava cheio, tiramos um tempo e fiz ele tirar tudo que não servia mais ou peças que ele não isa usar! Tirei 3 sacolas enormes de roupas o.O
    Ai ele conseguiu ver certinho o que ele precisava mais. Como ele usa jeans para ir para a escola foi a prioridade, mas já vimos que bermuda jeans agora só tem uma..
    Evito comprar muitas roupas de uma vez ou da mesma numera'~ao por medo dele perder tudo de uma vez, mas o problema é que a avó dele compra bastante coisa para ele e que muitas vezes por não ser do estilo ele vai ficar parado na gaveta.
    As camisetas que estão menores ele usa no prédio para jogar bola, rola um reaproveitamento tbm! rs
    Temos que sempre ficar de olhos nas roupas dos filhos, pois num piscar eles ficam quase sem nada para usar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menino cresce muito mais rápido né, a Duda tem roupas de tamanho 06 anos que servem até hoje (ela já esta com 09).
      Acho que sapatos a gente deve ter no máximo um de cada modelo essencial e usar até acabar, acabou compro outro. Outro dia fiz um linda no armário do marido e ví que ele tem três chuteiras, pra quê isso tudo, não usa nem uma direito.
      reduzir a quantidade é o segredo pra não perder nada sem usar.
      Bjim

      Excluir
  2. Oi Gardenia, adorei o post. Por aqui minhafilha esta crescendo aos pulos mais de 1 cm por mês.Roupas não é o maior problema ela usa bastante mas os sapatos estou evitando até de comprar. Mesmo comprando numeracao maior só esta usando uma média de 2 vezes ai já perde em um periodo de 2 meses. As sandálias são aproveitaas por mais tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa duas vezes é muito pouco, compra menos sapatos miga, essa minha quantidade aí de cima é ideal, testei por seis meses e deu super certo, Duda usou muito eles, teve sapato que arrebentou, coisa que nunca tinha acontecido, ter um par de cada modelo essencial é o ideal. Reduz, faz o teste e depois vem cá dizer se funcionou.
      Boa sorte.
      Bjim

      Excluir
  3. Tenho um bebê de 9 meses e jamais tinha pensado num AC kids. Que demais! Ele cresce um bocado em pouco tempo, mas acredito que dá para utilizar muitas técnicas do AC com ele, como roupa gasta ficar para dormir e em relação aos sapatos. Se bem que todos os sapatos foram doação de um priminho maior!
    Beijinhos, amei seu blog.
    www.segredosdageovanna.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tenho tentado com meu filho de dois anos, mas ele suja muitaaaaa roupa, então não tenho conseguido reduzir as quantidades, mas tenho feito o rodízio e a separação por ocasião, os sapatos eu reduzi, comprei só uma sandália, um tênis e uma papete arrumadinha. Ele usa a mesma sandália todo santo dia rsrsrs ela já esta ficando pequena, mas tb já esta furando o fundo de tanto usar.
      Meu bebê não tem priminhos pra receber doações então ajudou bastante a reduzir os meus gastos.
      Faz o teste aí e me fala.
      Bjim

      Excluir
  4. Olá, vc compra roupas para as crianças em quais lojas? Quais recomenda?

    ResponderExcluir

Olá seja bem vinda aos comentários do blog Depois que você se foi.
Fique a vontade para comentar, então deixe abaixo a sua opinião sincera sobre esse post.
Volte sempre!

Depois que você se foi © . Todos os Direitos Reservados - Por: Gardenya Barbosa.