05/10/2015

{DIY} Como fazer a barra da calça jeans sem máquina de costura!

Como fazer a barra da calça jeans sem máquina de costura

Eu sou bem baixinha, pra quem não sabe meço 1,55 de altura, então praticamente 99% das calças que compro ficam grandes na barra! Eu sempre dobro a barra pra dentro e acho que esta resolvido o problema, mas não é bem assim, uma barra amontoada ou volumosa no tornozelo pode deixar o look bem menos harmonioso.

Por isso hoje eu vim dar uma dica muito útil pra quem não tem tempo, ou dinheiro, pra levar a calça numa costureira para fazer a barra! Sei que é baratinho, mas o que me deixa estressada é o tempo que elas demoram pra me devolver a peça, isso me desanima bastante. Sempre vi minha mãe costurando (ela é costureira profissional), e aprendi com ela alguns tipos de pontos e truques feitos a mão, usando apenas linha e agulha, coisa que qualquer mortal pode fazer.

Pra fazer a barra da calça sem máquina de costura, vocês vão precisar apenas de uma tesoura, uma agulha e linha de costura na cor branca e preta, tendo essas duas cores de linhas vocês fazem a barra de qualquer cor de calça, as escuras com a preta e as claras com a branca!

Passo a Passo:

Como fazer a barra da calça jeans sem máquina de costura

Esse PAP é bem fácil e com esse monte de fotos ficou ainda mais fácil, basicamente você escolha a peça que precisa ser ajustada (01) e uma peça que já esta no tamanho certo, coloca uma sobre a outra para tirar a medida (02), não se esqueça de já ter por perto agulha, linha e tesoura (03), faça o corte com uma sobra de um centímetro, essa sobra é onde vamos costurar a barra posteriormente (04).

Corte as duas barras juntas (05), assim as chances de uma ficar mais curta que a outra são zero!

Veja Aqui todos os DIY’s que já ensinei aqui no blog!

Como fazer a barra da calça jeans sem máquina de costura

Agora meça um centímetro da barra (09), e efetue um novo corte (10), vai ficar mais ou menos assim (11). Agora vire a barra ao avesso e “encaixe” na perna da calça (12), preste atenção nas costuras laterais da calça, elas tem que estar rentes com as costuras da barra (13).

Vale ressaltar que as calças tem a parte da frente mais estreita que a de trás, então quando for encaixar a barra preste atenção nesse detalhe, caso contrario na hora da costura vai faltar barra e a costura pode ficar enrugada!

Como fazer a barra da calça jeans sem máquina de costura

Para costurar a barra use o ponto que souber fazer, o único truque que deve ser seguido é manter a costura bem rente ao limite da barra como na foto (15), pois dessa forma, a barra fica reta, mesmo tendo imperfeição no corte! Depois de costurado e arrematado, é só desvirar a barra e passar com o ferro bem quente, para que a costura se acomode na nova posição.

Antes e Depois:

Para as baixinhas, fica essa preciosa dica, uma barra sem fazer deixa o look desleixado e nada bonito, e agora não tem desculpa, faça todas as barras das suas calças, comece por uma calça velha que você não se importe se estragar e vá treinando, aposto que todas conseguem!

Como fazer a barra da calça jeans sem máquina de costura(Sim, eu tenho duas blusas iguais em cores diferentes! #quemnunca)

Espero que seja útil pra vocês! Qualquer dúvida deixa nos comentários que eu respondo!

4 comentários so far

  1. Às vezes não rola aqueeela paciência de levar na costureira, sem contar que algumas cobram muito caro pra fazer uma simples barra.
    Adorei a dica!
    Beijo!

    http://brigadeirodeamora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui onde eu moro é bem barato pra mandar fazer, acho que é uns 5 reais, mas as costureiras demoram um mês pra te devolver a calça, morro de raiva dessa demora. Por isso faço eu mesma em casa e à mão.
      Bjim

      Excluir
  2. Acho que vou tentar fazer isso aqui é caro apesar de ser rápido mas como eu não sei fazer à mão... Mas agora eu vou tentar fazer à mão porque parece ser fácil

    https://tudoinfoco.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super fácil, faz e me conta se deu certo.
      Bjim

      Excluir

Olá seja bem vinda aos comentários do blog Depois que você se foi.
Fique a vontade para comentar, então deixe abaixo a sua opinião sincera sobre esse post.
Volte sempre!

Depois que você se foi © . Todos os Direitos Reservados - Por: Gardenya Barbosa.