google.com, pub-0297250231247828, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Como eu pinto/tinjo minhas calças | Depois que você se foi

Como eu pinto/tinjo minhas calças

10/04/2016

image

Fiz esse post especialmente para as meninas do Grupo do Armário Cápsula no Facebook, que sempre me pedem pra explicar como eu faço pra tingir minhas calças, é uma técnica bem simples que eu aprendi com uma amiga, mas é aquele tipo de coisa que você fica P* da vida por não ter aprendido antes sabe?!!

O QUE NÃO PODE:

Pra inicio de conversa vou logo avisando que se você quer trocar a cor da roupa que vai tingir, tem 99,9% de chances do tingimento dar totalmente errado! Eu já tentei tingir uma peça que era originalmente branca e deixa-lá azul, mas no fim fiquei com uma blusa azul manchada no estilo tie die, não ficou feio, até uso ela assim, mas ficou bem manchado mesmo.

Se você ainda esta pensando e pôr sua roupa na Água Sanitária, pra tirar a cor atual pra depois pintar, eu te digo APENAS PARE! Isso não vai dar certo de forma alguma, além de estragar o tecido, que fica fraco com a agressão da água sanitária, a cor não sai assim tão fácil e a chance de manchar tudo sobe para 110%. Então nada de água sanitária nessa nossa história, ok?!!

O QUE PODE:

Para tingir minhas roupas eu uso um pó corante que serve para os tecidos de algodão, linho, rami, sisal, juta e viscose, portanto ele NÃO tinge poliéster (← tem que ler na etiqueta da roupa antes de pintar). Esse produto se chama Tingecor da marca Guarani, e eu compro em qualquer supermercado da cidade por R$ 2,50. ↓ Tem várias cores e tons, inclusive tons específicos para tingir jeans.

Tem outras marcas de corantes para roupas e tecido, mas aqui onde moro só encontro desse! #nãoéjabá

COMO PINTAR/ TINGIR:

As roupas que mais pinto são minhas calças, tanto as jeans quanto as de sarja, as pretas são minhas preferidas, com elas o risco de manchar é zero, pois eu pinto de preto uma peça que já é preta, mas que está desbotada por causa do uso e das lavagens. Esse é o único tipo de tingimento que recomendo, pintar para renovar e avivar a cor!

Você vai precisar de uma panela bem grande (a minha é de alumínio e tem 40 litros), essa panela tem que caber a roupa com folga, pois tem que mexer a peça durante todo o tingimento, então se você não tem uma panela que caiba é melhor não tingir, pois sem o espaço adequado para ficar virando a roupa no corante, a tinta pode "pegar" mais de um lado que outro e tudo acaba manchado.

Para tingir uma calça eu uso um pote de Tingicor em 20 litros de água, é importe ressaltar que nunca deve-se usar mais uma peça para o mesmo pote de corante, se quiser pintar duas calças de uma vez, coloque dois frascos de Tingicor, se forem peças pequenas (eu também pinto as bermudas do João Bernardo) dá para pôr até 04 peças ( as bermudas no caso), para cada frasco de corante. O ideal é pintar uma coisa de cada vez.

MODO DE "PREPARO":

Para começar o tingimento, coloque a água para ferver e quando levantar fervura, separe mais ou menos um litro dessa água em outro recipiente de metal, depois despeje o corante nessa água separada junto com um punhado de sal (01 xícara mais ou menos), mecha bem para dissolver o corante e depois despeje a mistura no restante da água fervente. O sal serve para ajudar fixar a cor, não sei se ele é tão importante assim, mas não custa nada colocar né.

É muito importante molhar a peça de roupa antes de pôr na água com o corante, uma peça já molhada adere melhor à cor do corante e diminui os riscos de manchas. Depois que mergulhar a peça na panela é a hora de encarnar a bruxa e mexer sem parar o caldeirão por exatos 30 minutos!

Depois desse tempo, pode-se desligar o fogo e retirar a peça de roupa da panela (cuidado que vai estar muito quente), coloque-a no varal para secar sem torcer e sem enxaguar, ela vai demorar um pouco mais que o comum pra secar, mas quando secar, já estará pronta para o uso, ou se quiser, pode pôr na máquina e lavar normalmente, só não pode misturar com peças claras, pois a tinta fica saindo da peça por alguns dias.

ANTES E DEPOIS:

image

Fotos sem filtro, tiradas antes e depois do tingimento, que além de escurecer o tecido, também tinge as plumas e a cor ressalta ainda mais (uma foto foi tirada cedo e a outra a noite quando a peça secou).

/ /

Espero ter explicado direitinho, nessa era de vídeos e You Tube fica complicado explicar as coisas por texto, mas esse blog é das antigas e seguirá firme e forte no textão, nada de vídeos por aqui, pelo menos por enquanto. Mas se tiver alguma dúvida, qualquer dúvida, pode perguntar que eu respondo na hora!

Espero ter ajudado.

image

16 comentários

  1. Muito legal Gardenya, ajudou muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de tingir uma calça que tem o mesmo modelo da do exercito é a mesma coisa?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calça com estampa eu nunca tingi, então não sei te falar se vai dar certo, na verdade, quando a calça tem uma cor diferente da tinta costuma manchar, se for uma calça que vc ama muito, não recomendo que tinja, já que pode manchar tudo, mas se você não tiver medo de perder a peça, tenta tingir.
      Espero que consiga!
      :*

      Excluir
  3. Anônimo8/6/17 00:26

    Excelente artigo, parabens!! :) buscava exatamente essas infos, detalhes d preco, tempo, preparo descomplicado. Tentei videos no youtube e seu textao deu d mil a zero :) continue firme e forte! Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Eu tentei pintar a minha calça que já é preta de preto e não ficou preta totalmente ficou ainda com cara de desbotada só que com um tom de vermelho. Será que se eu colocar dois potinhos de corante da certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, isso nunca aconteceu comigo, será que não é o tecido da sua calça? Leia a etiqueta, se ela tiver alguma porcentagem de poliéster na composição não adianta tingir que não vai pegar, se for 1% já dá errado, raramente eu uso dois vidros numa peça só, mas eu uso 36 então é pouco tecido, a não ser que vc use um tamanho muito grande onde o volume de tecido é maior, não vejo necessidade de usar dois frascos. Mas recomendo que leia a etiqueta e confira os nomes dos tecidos usados na composição da peça.
      Bjim

      Excluir
  5. Boa Tarde. Eu fiz isso em duas calças minhas, ficaram ótimas, como novas! Porém gostaria de saber se corre o risco de estar andando na rua ou levar um pouco de chuva e a calca começar a desbotar me sujando de tinta. Isso pode acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, já tomei chuva com minhas calças tingidas e nunca aconteceu isso comigo, mas não sei se isso pode variar de tecido para tecido, mas acredito que não aconteça não. Pq depois da segunda lavagem da peça ela para totalmente de sair tinta, vc lava e a agua fica branquinha.

      Excluir
  6. Bom dia. Gostaria de tingir duas calças. Vou precisar de dois tintol ou apenas um serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha pra um resultado melhor, recomendo que use duas tintas e tinja separadamente, uma de cada vez.

      Excluir
  7. Anônimo5/6/19 17:52

    Tenho uma calça sarja marrom queria pintar de preto eu consigo ?
    Ela tem 77% de algodão,20% de poliéster e 3%elastana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo trocar a cor da peça, as chances de manchar são grandes, mas se quiser tentar, fica por sua conta e risco.

      Excluir
  8. Boa tarde,a tinta pra jeans é a mesma pra sarja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. geralmente sim, mas leia a embalagem e a etiqueta da roupa pra confirmar.

      Excluir