google.com, pub-0297250231247828, DIRECT, f08c47fec0942fa0 {Filhos} Como desmamar meu filho? | Depois que você se foi

{Filhos} Como desmamar meu filho?

05/07/2015


Dia 26 de junho de 2015, essa data vai ficar marcada para sempre como o dia em que decidi desmamar meu filho! Ele que esta completando 1 ano e 2 meses, estava literalmente me sugando, ele mamava a noite toda, e isso me deixava cansada, sempre com sono e com muitaaaa fome. 

Sou super a favor da amamentação, meus dois filhos mamaram no peito por mais de um ano, mas chega um momento que nós não aguentamos mais, eu cheguei nesse ponto no inicio do mês passado, mas a decisão de realmente tirar o peito de vez é muito difícil, eu me senti uma verdadeira bruxa má, por fazer uma 'maldade" dessas com meu filho, mas vi que tinha que escolher entre continuar amamentando ou reaver minha alta estima. 

Quem amamenta sabe como a fome e devastadora em nossas vidas, eu comia feito um trabalhador braçal, parecia que eu estava sem comer por dias, e para mim que estou acima do meu peso ideal, nem podia pensar em regime, pois só de ficar sem tomar café da manhã eu passava mal na hora do almoço, com fraqueza, tontura e tremedeira. 

O que me fez realmente decidir que queria parar de amamentar foi o fato de eu querer muito voltar ao meu peso de antes da gravidez. A própria gravidez já modifica, e as vezes danifica, todo nosso corpo e não conseguir voltar ao peso de antes, esta me deixando depressiva, por isso decidi que o João Bernardo pode muito bem ir se virando com a comida normal que ele já come e com o leite em pó com cereais que estou introduzindo na alimentação dele agora.


Como desmamar?

Para desmamar a Duda, minha vó mandou eu passar a baba da Babosa no peito, ela tem o cheiro muito forte, fedido e ainda tem um gosto super amargo, mas não faz mal se ingerido. Foi tiro e queda, ela que tinha 1 ano e 4 meses na época, vomitou muito com o gosto amargo e nunca mais quis saber do peito.

Para desmamar o João Bernardo eu pensei que passando a Babosa resolveria, mas o danado do moleque mamou como se eu tivesse passado mel no meu peito, então resolvi dar a folha pra ele comer e ele mordeu e mastigou como se fosse um pedaço de maçã. Fiquei desesperada, pois é mil vezes mais difícil desmamar quando seu filho ainda quer muito o seu peito, quando ele toma nojo, raiva ou medo do peito o processo fica mais fácil, pelo menos para nós mães. 

Foi no desespero que recorri novamente a minha vó, que sabiamente me indicou o pó de café misturado com um pouco de água, faz a mistura que vira uma borra preta e passa em todo o peito. Meu peito ficou bem preto, e na hora que tirei pra ele mamar ele já estranhou, mas colocou a boca assim mesmo, como o café puro também é amargo e ainda tem uma cheiro forte, ele fez cara de nojo e não quis mais o peito de jeito nenhum. Fiquei passando a borra por dois dias, já que quando ele pedia o peito eu mostrava e ele via que estava preto e fedido e já desistia. Hoje tem uma semana que desmamei e sinto que quem mais esta sofrendo com isso tudo sou eu, sinto falta de amamentar, de quando eu estava no sofá e ele vinha sentar no meu colo pedindo peito, de como ele revirava os olhos quando mamava, aff mãe só sofre né!!!

Efeitos Colaterais:

Meus seios estão enormes e muito doloridos, teve dias que não conseguia nem fechar o braço, mas já estou sentindo eles amolecerem um pouco, acho que o leite esta secando, quando secar de vez (pode levar até 30 dias) vou ter que comprar sutiãs novos, pois sinto que vão diminuir significativamente, já notei que tenho comido 60% menos que antes e nem estou fazendo regime, só voltei ao normal.

Se você esta pensando em desmamar e não sabe se é a hora certa ou como fazer, segue  minhas dicas que elas são batatas, pra quem acha que desmamar assim, pode causar algum trauma na criança, eu só digo uma coisa: quem fica traumatizada é a mãe, que sofre por não poder amamentar mais, o João já nem lembra de peito mais. 

A única diferença que notei no meu filho depois que desmamei é que ele ficou mais nervoso, principalmente na hora de mamar, acho que é porque antes, quando ele queria mamar eu só tirava o peito e o leite estava ali, pronto e quentinho, agora ele tem que esperar eu preparar e esquentar pra ele e isso torra a paciência dele. Logo logo ele se costuma com isso. 

Ah, quero deixar claro aqui, que eu não recomendo o desmame antes de um ano, acho pura judiação, até mesmo quando temos que voltar ao trabalho, eu voltei ao trabalho e continuei amamentando, ele se acostumou a ficar sem mamar durante o dia na creche e eu continuei dando o peito depois que buscava ele de lá e ia pra casa. Isso deu super certo durante longos meses.

Agora começa uma nova etapa da vida de mãe onde eu e ele vamos ter achar outra forma de nos conectar, além do peito.

39 comentários

  1. Anônimo6/7/15 09:59

    Olá Gardenya, curto muito o seu blog e fiquei super feliz que você voltou a postar! Estou adorando os posts sobre o Capsule Wardrobe. Mas só uma dica, sou psicóloga, especializada em desenvolvimento infantil e não é bom para a criança adquirir sentimentos de nojo, raiva ou medo do peito materno, mesmo que o objetivo seja desmamar. Eu sei que você está falando de uma experiencia que deu certo para você, mas como o seu blog é um meio de comunicação, é preciso ter cuidado ao passar algumas informações ao público. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, obrigada por sua opinião, como psicologa vc deve estar querendo me matar né rsrsrs. A verdade é que realmente eu não tenho nenhuma formação nessa área e para lidar com as coisas de mãe eu só uso minha experiência de vida mesmo, e as da minha vó hehehe.
      Quando eu estava pesquisando sobre como desmamar meu filho eu encontrei muitos sites avisando sobre o trauma gerado na criança, e como é mais recomendado usar o desmame gradual, quando a gente vai tirando o peito aos poucos e pode levar meses, anos e etc. Mas com a Duda eu já tinha feito um desmame bruto e nenhum trauma foi gerado, então por pura experiência de vida resolvi fazer de novo com o João e ainda repassar a informação pra frente pois da mesma forma que minha vó que tem 83 anos me passou essas informações e deram certo, achei por bem ajudar outras mães. Mas sei lá, vc me deixou encucada agora... não sei se fiz bem ou bem em expor minha opinião, mas da mesma forma que pesquisei opinião de outras mães e não acatei acho que cada mãe que ler esse post vai ter que ter esse discernimento em me acatar ou não e sempre fazer o que ela achar que for melhor pro seu baby. Ufa falei demais né. Mas de toda forma obrigada por seu alerta.
      Beijim

      Excluir
    2. Boa noite minha filha tem 3 anos to com medo de passar a barbosa sera que vai ter alguma reação???

      Excluir
  2. Olá ! Adorei as dicas a minha avó me deu a mesma dica da babosa , vou tentar aqui . É uma dúvida , você passava o café e deixava o dia todo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, eu passava e deixava o dia todo sim, quando eu estava em casa com ele, é claro. Pq ele ficava o dia todo na creche, mas depois das 17 horas eu pegava ele lá já com o peito lambuzado de café.
      Eu tb retocava de vez em quando rsrsrs
      Mas é bem tranquilo, ainda mais se vc gostar de café. Vai ficar com perfume de café por uns dias rsrsrs
      Boa sorte

      Excluir
  3. Obrigada pela dica!
    Cá estou eu pesquisando desesperada como desmamar minha menina. Toda vez que penso me dá vontade de chorar, mas não durmo há muito tempo ela mama dia e noite mesmo com 1 ano e 6 meses.
    Pensei em passar a babosa mas acho que a dica do café é ótima e vou começar por ela 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas, boa sorte no desmame, o meu bebê já esta com quase 4 anos e tá tudo certo por aqui.
      Boa sorte!
      Bjim

      Excluir
  4. Minha bebê tem 1 ano é 2 mêses, come~ei com o processo de desmame hoje mesmo, passando babosa ela não quis o peito até então tentou mamar e sentiu um gosto amargo fez cara feia é tudo rsr, mas tenho que tirar não durmo direito a noite é agora ela tem mania de pedir peito no meio de todos querendo deixar meus dois seios para fora. Tomara que eu consiga desmamar ela logo, está saudável é come de tudo porem tem dias que não quer comer só quer ficar no peito. Mais vai dá tudo certooo

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/2/18 12:50

    Olá, Gardenya!
    Como foi o processo de por para dormir a noite, meu maior medo em fazer esses tipos de desmame é a hora de dormir! Pois meu bebê só dorme no peito e acorda várias vezes a noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi fácil, ele demorou pra dormir e chorou muito pq queria o peito, então eu mostrava o peito e ele ficava com nojo, então ele dormiu relutando pra não dormir, mas no segundo dia já aceitou mamar na mamadeira. a partir do terceiro dia ficou todo bem mais tranquilo e ele entendeu que não adiantava dar birra e chorar, que o jeito era mamar a mamadeira mesmo.

      Excluir
  6. Olá meninas passei babosa ontem minha filha tá com 1 ano e 5 meses ela passou mal a noite toda fazendo vomito tou com muito medo será q é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha filha tb vomitou com a babosa, mas passou logo o mal estar dela, mas qualquer coisa leva ela no médico, apesar que ele com certeza vai brigar com vc por ter dado isso pra ela, os médicos são contra essas coisas. Mas acredito que logo logo ela melhora.
      Boa sorte.

      Excluir
  7. Olá, gostei muito da sua postagem!!
    passei babosa hj e minha filha vomitou muito já estava preocupada (todavia estou atenta se eu perceber algo estranho levo ao médico), tô com muita dificuldade pq ela n bebe outro leite nem na mamadeira nem no copo nem colher como vc fez pro seu filho pegar mamadeira??

    ResponderExcluir
  8. Olá Gardenya, minha filha tem 1 ano e 1 mês e acorda à noite toa para chupetar no meu peito ela não aceitou chupeta e nem mamadeira só o meu peito mesmo. Não aguento mais acordar a noite toda como conseguiu fazer seu bebê aceitar a mamadeira ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, é o seguinte, se quiser desmamar vai ter que passar uns 3 dias sofrendo, com muito choro e confusão até ela aceitar a mamadeira. Tem muita gente que é contra esses métodos de desmame, mas com meus filhos não consegui de outra forma e no fim deu tudo certo. João já tem 4 anos agora e já usa o copinho.
      Não tem jeito fácil. Na verdade eles aceitam a mamadeira por estarem com fome demais e não ter mais peito pra mamar.
      Tem mães que preferem deixar o bb na casa de um parente por uns dias em vez de passar o café ou a babosa no peito, pq se vc estiver perto dela vai ser muito difícil ver ela chorando de fome e vc não dar o peito.
      Boa sorte e muita força amiga. Vc condegue!

      Excluir
  9. Olá bom dia! Minha filha tem 1 ano e 1 mês porém não aceitou mamadeira e nem chupeta só dorme no meu peito como faço pra ela dormir à noite toda acredito que com o desmame ele consiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mamar a noite é hábito, mesmo desmamando eles continuam por um tempo, vai tentando tirar o habito dela, diminuindo as mamadas, mas depois do desmame a gente acaba ficando com preguiça de levantar toda hora e fazer todo o processo da mamadeira, então acabamos automaticamente diminuindo as mamadas da noite até desaparecerem e eles dormirem a noite toda.

      Excluir
  10. Olá, boa tarde! Meu filho vai fazer 2anos agora, e quero muito desmamar, se deixar ele passa o tempo inteiro no peito, me recomendaram babosa, já comprei e tudo, vou começar a usar essa noite, espero que dê certo.

    ResponderExcluir
  11. Olá meninas, segundo dia por aqui com a borra, ontem ficou o dia todo sem , dei apenas para dormir e não cochilou a tarde pq ela só dorme no meu peito, eu falei que fez dodói, mostro o peito e ela se afasta, mas não dormiu a noite toda, dei peito. Hoje consegui fazer ela dormir, mas assistindo 🙄 , na madrugada não posso ligar uma tv! Mas vou com calma , quando as tardes estiverem fáceis pra dormir, tento a noite. Ela não toma leite , não dei mamadeira e não quero dar .vou tentar introduzir um leite quente no copo. Ela tem 1 ano e 10 meses, sinto que não aguento mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai com calma que vai dar certo, dá leite no copo, tenta acalmar ela, mas não fica dando peito a noite não, se não o desmame demora mais. ( assim penso eu né), não soupsicologa nem nada, mas acho que tirar logo de uma vez é melhor, há quem pense o contrario tb
      mas só vc conhece seu bebê.

      Excluir
  12. Olá Boa madruga aí.... estou desmamando minha bb com 1 ano e 2 meses .... ela eh muito viciada hj eh 2 noite q não foi o peito ... ontem foi mais choro ... hj foi mais tranquilo graças a Deus... o segredo eh ser resistente. Pq se dê pra dormir e durante o dia não dê..demora mais pra abandonar o peito.. adorei seu blog . Adorei lê sua experiência bjs 😍😚

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, estou nessa luta do desmame também rs... passei babosa e meu filho não quer mais nem ver o peito á 2 dias, houvir muitos mitos e verdades, mas fiquei na curiosidade, dizem que quando começamos o desmame se seu filho passar 3 dias sem mamar, não podemos dar mais pq faz muito mal a eles, pois e como se o leite estivesse qualhado. Será? Rs bjs

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, estou nessa luta do desmame também rs... passei babosa e meu filho não quer mais nem ver o peito á 2 dias, houvir muitos mitos e verdades, mas fiquei na curiosidade, dizem que quando começamos o desmame se seu filho passar 3 dias sem mamar, não podemos dar mais pq faz muito mal a eles, pois e como se o leite estivesse qualhado. Será? Rs bjs

    ResponderExcluir
  15. A minha bb tem 1 ano e 3 meses e mama toda noite 3 vezes minha ginecologista mandou eu suspender a mamada por eu estar tendo colicas foi o pior dia da minha vida minha bb querer mamar e eu nao poder dar coloquei a borra de cafe e falei que tava dodoi ela tentou mamar e comecou a chorar muito dei a mamadeira e ela dormiu a noite inteira como nunca tinha dormido ser mae e sofrer no paraiso tomara que essa fase passe vou pro meu segundo dia mais a dor na mama e terrivel por mais que use sutia apertado e compressa de agua fria doi na alma

    ResponderExcluir
  16. A minha bb tem 1 ano e 3 meses e mama toda noite 3 vezes minha ginecologista mandou eu suspender a mamada por eu estar tendo colicas foi o pior dia da minha vida minha bb querer mamar e eu nao poder dar coloquei a borra de cafe e falei que tava dodoi ela tentou mamar e comecou a chorar muito dei a mamadeira e ela dormiu a noite inteira como nunca tinha dormido ser mae e sofrer no paraiso tomara que essa fase passe vou pro meu segundo dia mais a dor na mama e terrivel por mais que use sutia apertado e compressa de agua fria doi na alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a borra deu certo, olha fica bem, nós sofremos muito mais que eles nesse processo de desmame.
      Vai dar tudo certo!

      Excluir
  17. Esse post estragou meu dia. Fico triste em ver essas torturas. Você é mãe ou o que?
    Tantas mulheres querendo ter esse dom de amamentar, e não podem, é triste. O desmame acontece naturalmente, não é necessário amamentar até o filho ficar caduco, mas torturar a criança. Desmame forçado devia ser crime! Essa é minha humilde opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, vc é mãe?
      Se não for mãe biológica de uma criança, já te adianto que aqui não é seu local de fala, pois só quem é mãe e já amamentou uma criança sabe o que é o ato de amamentar. Aliás recomendo a amamentação, fiz o desmame dos meus filhos com mais de um ano de amamentação, depois de toda introdução alimentar.
      Hoje estão grandes, joão já tem 6 anos, duda tem 13, ninguém é traumatizado com nada, não torturei ninguém, o desmame forçado é muito necessário na vida das mães que precisam voltar ao trabalho, ou que estão ficando doentes (física e psicologicamente) por causa da amamentação, Eu recomendo sim o desmame forçado de pois de 1 ano ou 1 ano e meio de amamentação. Nós mães não devemos ser obrigadas a amamentar o resto da vida (mas se a mãe quiser aí sim, tudo bem!). Essa é minha humilde opinião.

      Excluir
  18. Minha filha vai fazer dois anos mês que vem. Mama bastante . Mas tenho percebido que nem é fome é mania mesmo. Porque quando eu consigo driblar e dar outra coisa pra ela comer ela esquece do peito. Já passei babosa e ela mamou. Vou tentar passar a borra de café hj.
    Tenho medo de me sentir culpada, mas eu estou com anemia, tenho que tomar remédio pra verme. E fui empurrando a situação. Não tenho ninguém que me ajude no desmame. Meu marido viaja trabalhando, e está em casa aos fins de semana . Vou ter que agir dessa forma pela minha saúde .
    Tenho que estar bem pra cuidar da minha filha.

    ResponderExcluir
  19. Minha filha vai fazer 2 anos dia 30 de Abril agora e ela ama café, ela gosta muito, será que pode funcionar o café ?
    Ela mama toda hora, as vezes acho que ela usa meu peito como chupeta, será que funciona ?

    ResponderExcluir
  20. Minha filha vai fazer 2 anos agora em abril, ela mama toda hora e ama café, será que dá certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se não der certo com café tenta com a babosa.

      Excluir
  21. Boa noite minha filha tem 3 anos to com medo de passar a barbosa sera que vai ter alguma reação???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, a babosa não faz mal para o ser humano, mas se estiver com medo, recomendo a borra do café.

      Excluir
  22. Boa noite tenho um menino de dois anos, já tentei uma vez tirar ele da mamada com dipirona ele se acostumou e não ligava com o gosto ruim msm eu pingando na boca dele qdo ele vinha para o peito. Ele mama um e mexe no outro torcendo meu bico não aguento mais doe e dar agonia, será que o café adianta estou com medo de dar a babosa ele é bem ruim de imunidade e bem difícil de comer acho que ele não come bem porque tem o peito a hora que quer, alguem me dar um conselho do que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se ele gosta da dipirona ele vai gostar da babosa, ela é amarga tb, meu filho nem se importou em mamar com ela, mas a borra do café fez o milagre. por causa do cheiro, da textura que deixou no peito e por causa da cor tb.

      Excluir
  23. Será que você poderia me contar direitinho como passou a babosa? Passa quanto tempo antes de amamentar? Passa a parte de dentro ?
    Desculpa tantas perguntas. Minha filha tem 1 ano e 11 meses, estou tentando desmame gentil a 6 meses e cada dia ela quer mais. Estou exausta, preciso dormir. Não tenho quem me ajude a desmamar, passei babosa ontem antes de buscá-la na escola ( 30 min antes de amamentar), mas quando ela pegou o peito não demostrou nenhum incomodo. Acho que fiz algo errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. passa no peito todo, lambusa tudo, com a baba da babosa, aquela parte de dentro da folha. eu passava na hora de dar o peito, pro cheiro ficar forte, mas como disse no texto com meu filho não funcionou, com minha filha sim, ai com meu filho usei a borra de café e deu certo, tenta o dois, boa sorte.

      Excluir
  24. Hoje e meu primeiro dia de desmame meu filho ja não mama mais de dia ja tem uma semana , ele mamava para dormir de tarde , hoje n faz mais isso , hoje passei um pouco de babosa ele experimentou e n gostou , ent nem pediu peito , ele costuma a mamar pra dormir e acorda so quando estou longe para ele poder mamar , eu pensava que ia ser dificil o desmame noturno mais foi tão tranquilo que eu estou aqui pasma , mais vamos ver como sera amanhã

    ResponderExcluir