30/08/2012

Votando pela 1ª vez!

image

Minha primeira vez foi os 16 anos, mesmo não sendo obrigatório eu mal podia esperar pelo grande dia, não sei porque, mas eu achava que depois que tivesse votado ia finalmente ser uma adulta! Claro que não funciona assim, mas eu não sabia.

Meu pai morava com a gente na época e ele se envolvia de corpo e alma nas eleições municipais, obviamente ele ordenou que meu primeiro voto fosse para o seu candidato a prefeito e vereador. Como o voto é secreto eu trapaceei no voto pra vereador, porque tinha um moço que era candidato e que fazia aniversário no mesmo dia que eu, me simpatizei com ele, então votei nele e não no candidato do meu pai.

Pra prefeito eu não conhecia nenhum deles mesmo, então votei no que meu pai mandou! Hoje que finalmente sou uma adulta e tenho total consciência do meu voto, sei que um adolescente de 16 anos não esta pronto pra votar, pelo menos não na minha época. A gente não tem noção de como é importante e de certa forma acabamos acompanhando o voto dos pais. E no caso do meu pai o candidato dele era o mais sem noção do mundo, ainda bem que não ganhou!

imageAlguns famosos votando! (Juliana Paes, Angélica e Xuxa)

Com 18 anos fui chamada para trabalhar nas eleições, achei um barato, me senti mais cidadã do que nunca, depois de um dia inteiro em pé e ouvindo as pessoas me xingarem por estarem tempo demais na fila, eu achei que trabalhar nas eleições era um saco! Continuo trabalhando nas eleições, de certa forma me sinto importante, já que as pessoas que são escolhidas para trabalhar, são gente de bem, que tem responsabilidade e um certo prestígio na sociedade local (já repararam que a maioria são professores, funcionários públicos ou comerciantes? É por causa da responsabilidade que essas pessoas tem no próprio trabalho!).

Como as eleições municipais estão chegando resolvi escrever alguma coisa pra vocês que vão votar pela primeira vez, são apenas algumas dicas que eu queria ter recebido na minha época:

image

giftrechy45 Não faça como eu fiz, não saia votando em qualquer um, analise as propostas dos candidatos, no site do Tribunal Eleitoral tem todas as propostas de todos os candidatos á prefeito e vereador do país.

giftrechy45 Não deixe as pessoas te influenciarem, nem mesmo seus pais, eles na maioria das vezes estão certos, mas podem estar errados também, pare pra pensar se os candidatos dos seus pais podem ou não ser os seus também. Veja se concorda com a conduta e a proposta deles, se não concordar escolha outros candidatos e abra o jogo para os seus velhos.

giftrechy45 Não se venda! Nunca, nem por nada! Vender o voto é o um ato asqueroso e sem dignidade alguma, pessoas que praticam esse ato geralmente não sabem o que é viver numa democracia. Se for pra vender e melhor anular!

giftrechy45Respeite o adversário, o período eleitoral dura aproximadamente 3 meses, nesse tempo as pessoas ficam meio alucinadas com a politicagem, tem brigas entre famílias, entre amigos. Não deixe esse fervor eleitoral te contaminar, mantenha o pé no chão e respeite a opinião dos outros.

giftrechy45 Saiba perder e ganhar, na minha cidade tem gente que vota em candidatos que não são bons administradores só porque não querem “perder” o voto, as pessoas falam descaradamente que se votar em um candidato que vai perder eles estarão desperdiçando o voto. É muita falta de noção né! Não existe isso gente, o voto é um ato de consciência e credibilidade, você acredita que uma pessoa vai fazer o certo quando estiver no poder e vota nela, se ela não ganhar e porque não era pra ser.

Bom, pensei em mais um monte de dicas pra por aqui, só que o post já esta ficando logo demais né, qualquer coisa podem me perguntar nos comentários. Não sou especialista, mas tenho a experiência vivida!

Bjossss

4 comentários so far

  1. Anônimo4/9/12 16:44

    valeu pelas dicas, estou passando por esta situação este ano, o pior é que meeus pais querem que eu apoie os candidatos deles, mas eu não tenho uma opnião certa se eles são bons ou não, fico meio perdida, queria que minha primeira votação fosse especial, o que vc acha Gar?

    ResponderExcluir
  2. Puxa, você não sabe o quanto procurei dicas como essas (exemplo o site do TF para saber o histórico dos candidatos).
    Não tenho 16 ainda, mas conheço muita gente que poderia ler esse post, sabe, para ganhar uma noção...
    Obrigada! heheeh

    Amei seu blog! Parabéns! *-*
    Estou seguindo!
    Se possível, pode me ajudar com a meta de 500 seguidores?
    Obrigada.
    Beijos e ótimo FDS!
    Loucos Informados blogspot com

    ResponderExcluir
  3. Aliás, curti sua página no face, se quiser retribuir, fique à vontade:
    http://facebook.com/LoucosInformados
    ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andresa que bom que vc gostou do blog, acho ótimo quando meus posts realmente ajudam as pessoas. Espero que se lembre dessas dicas quando for sua vez de votar ok.
      bjoss
      Ps: já estou te curtindo lá no face ok.

      Excluir

Olá seja bem vinda aos comentários do blog Depois que você se foi.
Fique a vontade para comentar, então deixe abaixo a sua opinião sincera sobre esse post.
Volte sempre!

Depois que você se foi © . Todos os Direitos Reservados - Por: Gardenya Barbosa.