26/08/2011

Você sabe o que é Moulage/Draping?

Oi meninaaaas,
Esse post é mais um da série "Aprendi no curso" hahaha, brincadeira, não existe essa série... mas acho interessante passar algumas coisas que aprendo lá pra vocês também, porque como eu, muitas de vocês podem não conhecer! Haha
Então, esse semestre estou tendo uma matéria nova, que é a Moulage ou Draping (é a mesma coisa), é suuuuuper legal, só que é preciso paciência e um dedal, porque a gente se espeta muuuuuito! haha

Mas então, você sabe o que é Moulage/Draping?
Criado pela estilista francesa Madeleine Vionnet, a moulage nada mais é que uma modelagem feita diretamente sobre um manequim. Ao invés da criação plana feita na modelagem, o moulage é uma forma tridimensional de se criar. Como a criação é feita através do manequim, dá pra aperfeiçoar o caimento e o acabamento da roupa. Depois de fazer a modelagem sobre o manequim, ela é colocada em cima de uma mesa e planificada (vira os moldes, de papel ahva), nessa etapa é feito vários ajustes baseado em regras, para que a modelagem se torne plana e possa ser usada para cortar os modelos.


Bom, já falei que é super legal nééé? Mesmo sendo muito eficiente quando o assunto é corrigir os erros, o tal caimento perfeito, ficar certinho no corpo... Essa técnica aaaaainda é mais pra alta costura, pois exige muuuuuita mão de obra, um manequim para cada cliente seu e várias outras coisas. A cada cliente, as medidas devem ser tiradas e tem que ser comprado um manequim (próprio para moulage) com exatamente as medidas dele. Imagina ter que comprar um manequim para cada cliente? ... porque claro, cada um vai ter medidas diferentes.
Então isso fica mais para as celebs, que podem pagar caro por uma técnica dessa... porque custa caro, e é mais que merecido. Ah, e sem ser para as celebs, o que a gente normalmente vê e é feito com a moulage,  são roupas de festa, vestidos de noiva, que geralmente são feito sob encomenda.

É isso meninaaaaas, espero que tenha dado para entender, qualquer dúvida, comenta aí! haha
um beijo e bom fim de semana!


2 comentários so far

  1. Eu ja conhecia essa modelagem feita diretamente pelo manequim...mas não sabia o nome correto!
    Quanto custa? só por curiosidade !!! :P
    Gostei do post.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Então Jéssica, vai depender do tipo do cliente, diz minha professora, que se for um famoso, não sai por menos de 1.000 reais!
    Obrigadaaaaa!
    beijo

    ResponderExcluir

Olá seja bem vinda aos comentários do blog Depois que você se foi.
Fique a vontade para comentar, então deixe abaixo a sua opinião sincera sobre esse post.
Volte sempre!

Depois que você se foi © . Todos os Direitos Reservados - Por: Gardenya Barbosa.