02/07/2011

Sobre ser quem somos! *Porque nem todo dia é Fashion Week

No post que fiz sobre os comentário (quem viu clica aqui), recebi uma monte de elogios lindos, (obrigada meninas) e foi discutida uma questão bem interessante também, várias meninas comentaram e até me enviaram e-mail, falando sobre como praticamente todos os blogs femininos parecem sempre ser de meninas mimadas e ricas.
Refleti tanto sobre o assunto que resolvi escrever esse post, por que eu já vinha pensando nisso fz tempo, acho que hoje a modinha do momento é ser blogueira, todo mundo quer ser blogueira, milhões de blogs novos são criados todo os dias, mas poucos conseguem ser blogs de sucesso. Porém o que eu e várias meninas vem notando, é que a grande maioria, estou falando 8 para cada 10 blogs que visitamos, são blogs com o mesmo conteúdo, o mesmo *lançamento de coleção de esmalte, *a mesma maquiagem que custa quase o meu salário do mês, *looks do dia como se todo dia fosse fashion week, é tudo igual, meninas ricas com bolsas caras, com sapatos lindos, maquiagem MAC e esmalte importado.
Pra mim, parece tudo tão surreal, minha vida é tão diferente disso, eu ralo o mês inteiro trabalhando 8 horas por dia, meu carro é um Uno ano 2006, tenho ele à um mês e eu estou muito feliz por ter deixado de andar de moto na chuva, por que era assim que eu ia pro trabalho à um mês atrás, meu marido ganha mais bem do que eu, mas sei lá, mesmo assim a vida não é fácil pra gente, eu tenho várias roupas de marcas boas porque minha mãe manda pra mim de Portugal, até o computador que eu uso pra fazer as postagens do Depois foi ela quem me deu. 
Traduzindo eu sou Classe Média Baixa, sou pobre, não passo fome, mas não vivo no luxo, minhas férias é ir pra fazenda do meu avô, pra encardir os pés na terra preta e ser picada por mosquitos. Não estou reclamando da minha vida, eu amo a minha vida, pra mim, agora que tenho meu carro velho (velho, mas é meu kk), não preciso de mais nada, sou feliz assim. 
O que quero dizer com isso é, como nós, que somos classe média, vamos continuar dando 'audiência' pra esses blogs que falam de realidades diferentes da nossa, pessoas com o mesmo nível social que o meu, não tem condições de comprar uma maquiagem da MAC, (então pra que ficar vendo tutoriais de maquiagem que usa essa marca?), nós não temos condições de ter uma calça da Diesel, uma bolsa Louis Vuitton e um sapato da Louboutin, (então pra quê quero ver looks de meninas que só usam essas marca?).
Acho que nós temos que mudar nosso conceito de "Blog Bom", porque blog bom não é mais aquele que mostra coisas lindas e caras, blog bom tem que ser aquele que mostra a nossa realidade, o que vivemos. Recebi um e-mail que traduz muito bem o que quero dizer:
*A gente vê tanto blog só falando de coisa muito cara, tipo maquiagem, esmalte, roupa, de marca gringa ou brasileira de shopping de classe A, que parece que as pessoas só vivem disso, de glamour, de evento... Isso é irreal!
Nada contra quem quer viver e escrever isso, mas cadê as pessoas?
Antes eu lia os posts e todo mundo falando da marca caressíma que só vende lá fora (ou que vende aqui e custa os olhos da cara) e eu ficava meio deprê porque parecia que era só comprar e viver feliz ( e não é, meeeeeesmo).

Quem escreveu isso pensa exatamente como eu e como várias de vocês, eu aposto que sim, mas o que podemos fazer pra mudar essa blogsfera? Eu gostaria de saber, mas não sei, acho que nuNca vai mudar, mas ainda podemos Clicar no X lá do canto, toda vez que abrirmos um blog que não faz parte da nossa realidade, quando a menina escreveu ali que *ficava meio deprê, eu me identifiquei demais, porque eu já fiquei assim ao abrir certos blogs, já pensei 'poxa como eu queria poder comprar uma base dessas, como eu queria poder ir pra Paris, porque eu tenho que ser tão dura assim?'!
Por isso estou escrevendo esse post, quero viver minha realidade, quero ser quem eu sou, quero ler quem eu sou, não preciso ficar passando vontade, (porque é mais ou menos isso que acontece quando entro em certos blogs), de hoje em diante vai sair muitos blogs dos Meus Favoritos. De agora em diante só vou ler o que me identificar como pessoa, não vou mais seguir um blog porque todo mundo segue ou porque ele é o mais famoso do Brasil, vou seguir porque me identifico com as coisas do blog, porque posso comprar o que a blogueira esta indicando como um bom produto, ou o look que ela usar pode ser facilmente copiado com roupas mais baratas.
Acho que é isso, o post ficou enorme, mas escrevi tudo que queria falar, os locais que estão com (*) asterisco e em negrito é porque não são falas minhas e sim de leitoras que me deixaram comentários ou e-mails, não coloquei o nome da meninas que me mandou o trecho do e-mail porque não sei se ela ia gostar, então quis preservá-la. Qualquer opinião ou sugestão deixem nos comentários.

14 comentários so far

  1. Oi Gardenya...adorei vc falar sobre isso, justamente o q eu tinha comentado no post sobre comentários...o meu nome vc poderia ter colocado, não tem problema nenhum...eu tbm sou classe média, não posso comprar um batom q custa R$80,00 reais, pq se fizer isso vai faltar pra fazer mercado... e acho q existe produtos brasileiros e ótimos, com preço acessível mas parece q tem blogueira q acha q só é bom se for caro, importado...nas roupas eu uso muita coisa da Renner, CeA, mas não se vê isso nos looks do dia...é só roupa q custa o meu salário, caramba, a vida real não é um desfile de moda constante, não é fashion week todo santo dia....ufa, valeu pelo post, o seu blog é sensacional, pra mim o mais realista q visito, beijos...continue assim!

    ResponderExcluir
  2. É por pessoas como você que vale a pena continuar escrevendo meu blog, pessoas como vc Lu, que se identifica comigo e que gosta de verdade do que eu faço aqui, isso é muito bom,valeu mesmo.
    E sua frase fez o maior sucesso, todo mundo agora esta falando do todo dia fashion week kkkk

    ResponderExcluir
  3. Oii querida *-*

    Adorei seu blog, e queria saber se você quer virar minha parceira, eu coloco seu link em meu blog na página de parceiros, e você coloca o meu aqui no seu.. se você querer entre em contato comigo, pode ser por comentários mesmo..

    http://sincerescribble.blogspot.com/

    Beijooos

    ResponderExcluir
  4. Falou TU-DO! Eu estaria mentindo se eu falasse que não visito esses blogs, e que não tenho vontade de ter tudo que elas tem! Mas sonhar é uma coisa, e a realidade é outra. Ainda mais eu que nem emprego tenho e dependo dos meus pais. Eu concordei com que várias meninas falaram nos outros comentários, o que a gente gosta mesmo é de ver coisas acessíveis, de que adianta a gente ver um super 'LOOK do DIA' com roupas de marcas caras, inacessíveis e bla bla bla. A gente nunca vai poder alcançar isso. Fico feliz de aqui ser algo que posso olhar, e reproduzir em casa porque é algo que tenho. Adorei mesmo a frase que uma das meninas disseram "nem todo dia é dia de SPFW". E eu concordo totalmente! :)

    ResponderExcluir
  5. Realmente alguns blogs fazem parecer que todo dia é Fashion Week.
    Um tipo de blog que gosto bastante é aquele cheio de coisas lindas que são reutilizadas, transformadas. Adoro ver posts com roupas e nesse post mesmo mostra como posso customiza-lá e assim ter uma peça fofa sem gastar muito *-*
    O mesmo vale para móveis e etc.
    Estou gostando bastante desses posts, que mostram sua opinião. Vejo uma pequena transformação aqui no Depois. Também estou mudando o jeito de escrever posts lá no meu blog (Juu,honey!), mostrando mais minhas opiniões. Afinal, isso que é importante. Seu blog, sua opinião.

    ResponderExcluir
  6. Super apóio sua idéia, também faço isso =]
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Então julia, outro dia resolvi que ia deixar meu blog mais parecido comigo, me peguei numa fase que eu só estava escrevendo futilidades, resolvi dar um basta, acho que resolvi ser mais humana, mais real, quero um blog diferente, com emoção, não quero estar na lista de blogs que só falam das mesmas coisas fúteis da vida.
    Acho que você deve fazer o mesmo no seu, a gente se sente melhor sabe, e as leitoras gostam também, porque assim elas podem ver quem somos.
    bjas a todas
    E obrigada pelos comentários, acho todas estamos cansadas dessas coisas caras da vida, sonhar sonhar e nunca ter.
    kkkk ser pobre é o caralho mesmo kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Gardenya... como não te descobri antes? Estou encantada, parabéns! Adorei o post, me identifiquei à beça, afinal... esse assunto é recorrente pra mim. Acho que o assunto 'moda' é legal e pode ser explorado melhor pelas blogueiras da área sem essa de expor apenas um mundinho fantástico de consumo de marcas inacessíveis pela maior parte de nós leitoras. E esse questionamento sobre por que elas são as que mais se dão bem na blogosfera talvez possa ser interpretado de outra forma também... a gente acaba curioso por esse mundo tão aquém, tão distante e fantástico que acabamos dando ibope, rs, infelizmente, mas é verdade. Vou explorar tudo por aqui, obrigada pelo recadinho no meu blog e estarei te acompanhando. Beijos, Talita.

    ResponderExcluir
  9. Talita acho que é isso mesmo que vc falou, a gente fica boba com tanta coisa bonita e cara que acaba dando ibope pro povo, como eu costumo dizer "o tal do pobre gosta de passar vontade viu" kkkkkkkkkk
    Que bom que gostou do blog eu já leio o seu faz tempo, está na minha lista de favoritos. Suas dicas são maraaaaaavilhossaaassasasasa

    ResponderExcluir
  10. Oi Gardenya!
    Falou e disse!!!!
    Concordo com tudo o que você disse.
    É muito fácil falar de coisas importadas e super caras quando se tem dinheiro, queria ver fazer todos os looks de fashion week com salário mínimo. kkkkkkkkkkk
    Vale a pena pensar se a gente realmente quer ou precisa de tudo que nos bombardeiam nos sites e blogs.
    Ser feliz é muito mais que um batom da Mac, é fazer o melhor o que você tem.
    É aquele ditado: não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho!
    Parabéns!!!!
    Viva as pessoas reais!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com todas... e tenho dito ! rs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gardenya, Tô lendo compulsivamente seus posts, rs... adoro quando me encanto assim. O depois que você se foi já está entre meus favoritos também, beijos, Talita.

    ResponderExcluir
  13. Poxa, vc levantou minha auto-setima em relação ao meu blog, já me deram a idéia de entrar nessa onde de fazer blog falando de esmaltes, maquiagens pra ganhar dinheiro e tal, mas o meu blog é pobrezinho coitado, não de idéias, mas de produtos de nossa ilusão...
    Sou seguidora de vários blogs assim, torcendo pra ganhar um mísero sorteio de um produto importado, sonhando em ter o que eu não posso.
    Pena que não me dou bem nessas coisas, prefiro muito mais ler coisas como essas e me sentir bem por colocar textos lindos no meu blog quando tenho vontade, e leia quem quiser.
    Parabéns. Amei seu blog. vou favoritar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Que bom que gostou Brenda, eu luto pelo ideal ser quem somos e viver da forma que podemos.

    ResponderExcluir

Olá seja bem vinda aos comentários do blog Depois que você se foi.
Fique a vontade para comentar, então deixe abaixo a sua opinião sincera sobre esse post.
Volte sempre!

Depois que você se foi © . Todos os Direitos Reservados - Por: Gardenya Barbosa.