google.com, pub-0297250231247828, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Receita: Queijo Temperado | Depois que você se foi

Receita: Queijo Temperado

30/03/2011


Me ensinaram a fazer queijo, eu pensava que era a coisa mais complicada do mundo, mas não é não viu, achei fácil, sem muitos segredos e por isso vim dar a receita pra vocês desse maravilhoso queijo temperado que eu aprendi a fazer:
Ingredientes:
  • 5 litros de leite de vaca fresco, sem ferver. (01)
  • 6 ml de coagulante.(02)
  • 1 maço de cebolinha verde.(03)
  • 1 maço de salsa ou coentro.(04)
  • Orégano a gosto.(06)
  • Sal a gosto.
  • Forma para escorrer queijo.(05)
Modo de Preparo:
Em uma panela grande, que caiba os 5 lt de leite, aqueça o leite até ele ficar bem quente, mas não deixe ferver, depois desligue o fogo e deixe o leite descansando por 30 minutos, depois coloque aproximadamente 6 ml de Coagulante, geralmente tem nos supermercados, coloquei 3 tampas e deu aproximadamente 6 ml. Após colocar o coagulante mexa um pouco por cima do leite (não muito), e deixe descansando por mais 40 minutos.Depois desse tempo o leite já talhou e é hora de cortar a coalhada e colocar o sal, corte com um faca de mesa, já que é bem molinho (parece uma gelatina branca), coloque o sal e mexa bem, espalhando o sal por toda a massa, deixe descansar (de novo) por mais 30 minutos. Enquanto isso pique em pedaços bem pequenos a cebolinha e a salsa/coentro.Após os 30 minutos, a coalhada vai estar no fundo da panela e o soro do leite por cima, então é hora de escorrer o leite e fazer o queijo, pra isso você vai precisar de um pano de prato, (bem limpinho viu, kkk), e uma forma pra escorrer o queijo (igual a da imagem acima, também encontrei no supermercado). Escorra o excesso de soro e coloque a massa no pano de prato e aperte bem até escorrer bastante soro, volte a massa pra panela e adicione a cebolinha, salsa e o orégano, misture bem, pode ser com as mãos mesmo.Agora forre a forma de queijo com o pano de prato e coloque a massa já temperada dentro e vá apertando pra escorrer o soro e ir tomando o formato de queijo, depois que estiver bem escorrido, tire o pano de prato e aperte a massa diretamente na forma até você perceber que o soro da massa já esta bem pouco.Leve o queijo a geladeira, dentro da forma, por 30 minutos e depois já pode tirar da forma e comer.
Realmente fica muito bom mesmo, explicando assim parece complicado, mas quando se faz na pratica, é muito fácil, a unica coisa chata é que demora pra ficar pronto, tem que ficar deixando a massa descansar, fora isso, esse queijo é tudo de bom. Valeu Tia Magda e Tia Vera pela receita.
Gardenya

7 comentários

  1. Anônimo6/4/13 20:29

    Querida Gardenia, para cada 10 litros de leite você usa de 7 a 9 ml, pois o excesso de coalho confere um sabor amargo ao queijo. Mas seu queijo deve ficar muito bom. O que eu faço acrescento calabresa, pimenta e nos moscada...

    ResponderExcluir
  2. Posso usar leite de gado que encontro em supermercado? Não acho leite fresco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha é uma boa pergunta, eu nunca testei com leite se supermercado, não sei se funcionaria, porque o leite tem que qualhar para virar o queijo e geralmente esses leites de caixinha são cheio dos conservantes né, mas acho que vale a pena testar com aqueles leites de saquinho que tem menos conservantes.

      Excluir
    2. Não da pra ser o de caixinha, tem que ser saquinho tipo A

      Excluir
  3. mexer é com a letra X não é com CH
    mecha é de cabelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk nossa que miko, escrevi errado mesmo, mas em minha defesa, quero falar que escrevi esse texto em 2011, eu estava começando e na época eu tb sofria com o uso do mas e mais, kkkk é até engraçado lembrar de como eu escrevia mal.
      Obrigada por me corrigir, foi por causa de comentários como o seu que, com o passar dos anos, procurei escrever melhor.
      Vou corrigir agora mesmo.
      Obrigada

      Excluir
  4. Então.. sr:Antonio estamos querendo receitas de queijos não de professores.falou

    ResponderExcluir